X

6 razões para o ar-condicionado do carro não estar funcionando

Caroline Borba 28 de Outubro de 2022

6 razões para o ar-condicionado do carro não estar funcionando


Problemas mais simples podem ser resolvidos sem a necessidade de um técnico especializado

 

Dias quentes chegando. Você pega a estrada a passeio ou a trabalho, contando que o ar-condicionado vai te fazer companhia, trazendo um pouco de conforto para o calorão que faz lá fora e para sua surpresa ele simplesmente não gela. E agora?

 

A verdade é que podem existir diversos motivos por trás desse problema, mas com um pouco de sorte será possível resolver boa parte deles sem a necessidade de um técnico especializado.

 

Porém, antes de sair mexendo em qualquer peça ou conexão que encontrar pela frente, é preciso um pouco de conhecimento prévio sobre o funcionamento deste acessório, a fim de não danificar de vez o equipamento, encarecendo ainda mais o conserto.

 

Parece difícil? Que nada! Separamos as 6 razões que podem causar a inatividade do sistema de refrigeração do seu carro e como resolver cada uma delas. Bora para a leitura!

 

1 – Comece verificando o filtro de ar

 

Quando o ar-condicionado apresenta falha no seu funcionamento, o primeiro item a ser verificado é o filtro, uma vez que qualquer sujeira ou entupimento é o bastante para que ele deixe de cumprir sua missão.

 

A troca pode ser feita em casa por qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento sobre automóveis e sua mecânica. Tem dúvidas? Consulte o manual do veículo, onde estão todas as orientações sobre esta substituição.

 

2 – Vazamento de gás

 

A fuga de gás refrigerante é um pouco mais complexa de ser solucionada em casa, mas se ela estiver atrelada a conexões frouxas, um leve ajuste em suas roscas fará com que o aparelho volte a funcionar.

 

No entanto, esse é um movimento que requer pequeníssima força e o máximo de cuidado. Na dúvida, vá a um centro especializado.

 

3 – Cheque o compressor

 

O compressor é responsável por mover e comprimir o líquido refrigerante do ar-condicionado, mas para que isso aconteça o equipamento precisa estar lubrificado. Sempre que a lubrificação for interrompida, seja por defeito, desgaste ou má manutenção, haverá falhas.

 

4 – Falha elétrica

 

Quando os ventiladores param de funcionar ou não operam da forma esperada, acontece apenas a ventilação interna, não ocorrendo à chegada do ar até o interior do veículo.

 

Isso pode representar desde uma simples falha na circulação do vento, até a sobrecarga do sistema que fica sem ter para onde enviar o seu fluxo.

 

5 - Líquido vazando

 

Quando acontece o vazamento de líquido, uma mancha clara, quase transparente, aparece embaixo do carro, próxima ao assento do passageiro, sinalizando que a função de condensação que se acumula no equipamento está soltando ar frio.

 

6 – Peças desgastadas

 

Existem várias peças que podem ser responsáveis pelo não funcionamento do sistema de refrigeramento, como defeito na ventoinha do condensador, correia, polia ou no fusível do compressor de ar, por exemplo.

 

Se mesmo com a leitura desses 6 itens você ainda não conseguiu identificar o motivo que faz o ar do automóvel não estar gelando, a melhor maneira de resolver está na busca de ajuda especializada.

 

Solicite a visita de um especialista ou leve o carro até um centro automotivo, onde os profissionais são capacitados para resolver desde questões mais simples, até os mais complexos tipos de problemas.

 

Precisa de atendimento disponível 24 horas? Nós temos a solução!

 

Poder contar com um serviço de assistência veicular para resolver este ou outros problemas que surgem durante o uso do seu veículo é uma verdadeira mão na roda.

 

Adquirir essa tranquilidade para usufruir de momentos de lazer ou de trabalho, sem interferir no orçamento mensal, é uma realidade de quem já é cliente Delta 24h – e também pode ser a sua!

 

Clique aqui para falar com um dos nossos atendentes e saber mais sobre este serviço e seus benefícios.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter



Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Você já sabe como fazer o Cadastro Positivo?

28 de Outubro de 2022

Posts relacionados

Uso do simulador de direcao deixa de ser obrigatório nas autoescolas do RS

Caroline Borba 20 de Junho de 2022

De mala pronta: 6 dicas para pegar a estrada com seguranca!

Leticia Souza 30 de Dezembro de 2021

Assistência 24h: 4 motivos para você contratar!

Leticia Souza 04 de Março de 2022