X

Seguro auto prevê um reajuste de 30%: O que eu faco para manter o meu veículo protegido, sem pesar no bolso?

Natália Vier 20 de Maio de 2022

Seguro auto prevê um reajuste de 30%: O que eu faco para manter o meu veículo protegido, sem pesar no bolso?


Nesta última terça-feira, 10/05/2022, em reportagem ao jornal Bom Dia Rio Grande (RBS TV), foi divulgado pelo presidente do Sindicato das Seguradoras do RS, Guilherme Bini, um levantamento que prevê um reajuste de 30% nas renovações do Seguro Auto no estado.


A notícia gerou insegurança e os motoristas já estão se deparando com os novos valores, essa situação afeta também os corretores de seguros que estão preocupados com as desistências que esse aumento vai ocasionar.


Tendo em vista esse impacto, trouxemos a você leitor os motivos que influenciaram para esse aumento e quais são as alternativas para você continuar com o seu veículo protegido, mas sem pesar no bolso.

 

MOTIVOS DO AUMENTO

 

Para que você entenda melhor, é importante explicarmos como funciona o processo de uma cotação de seguro.

No momento da cotação, a seguradora solicita diversas informações sobre o motorista, localização, tipo de uso, modelo do veículo, ano de fabricação, entre outros dados que são fundamentais para a avaliação de risco, que será determinante para estimar o preço do seguro.


Agora que você já se familiarizou com o processo da cotação, segue abaixo alguns motivos que contribuíram para o aumento do seguro:

      1. Sabe-se que com a pandemia do COVID-19 e o isolamento da população, o fluxo de carros nas ruas teve uma queda. Logo, nesse primeiro momento o mercado teve como estratégia diminuir o preço do seguro para não perder os seus usuários. No entanto, agora com o retorno das atividades e mais carros nas ruas, o índice de sinistralidade aumentou.


      2. Outro fator que contribuiu para o reajuste do valor do seguro, foi o aumento da tabela Fipe. A tabela Fipe tem por objetivo apontar através de indicadores, o preço médio de mercado sobre um determinado veículo, em determinada região. Dessa forma, quanto mais valorizado é o veículo, maior será o custo em casos de indenizações por perda total da seguradora.


      3. Devido ao valor cambial e custo de logística, acaba se tornando inviável às oficinas manterem um estoque de peças para reposição dos veículos em maior quantidade. Por isso, o prazo de término de um serviço reflete no custo de mão de obra, consequentemente influenciando também o aumento do seguro.

 

 

ALTERNATIVAS

 

Com o aumento do seguro, muitos motoristas não vão conseguir manter essa despesa. Sabemos que ficar sem proteção é complicado, mas o que fazer se não cabe no orçamento?  Existem alternativas mais econômicas e eficientes, como por exemplo os serviços de Assistência 24h e rastreamento que o Delta 24h oferece.


Os serviços do Delta 24h são uma excelente alternativa para as pessoas que por algum motivo não contratam o seguro, seja pelo fato de estar caro ou então por não serem aceitas. Logo, não se trata de um seguro auto, não cobre danos, colisões e roubo ou furto, que seriam aqueles valores de ressarcimento do segurado em caso de perda total do veículo. Já o Delta 24h auxilia em situações de urgência do dia a dia, como panes, trocas de pneu, entre outros. Podendo ser contratado de forma personalizada, com baixo custo e sem burocracia.

Abaixo deixamos as opções disponíveis para contratação:

 

·         Assistência 24h - A assistência 24h é um serviço que vai te auxiliar em situações de urgência envolvendo o seu veículo, então se houver algum problema na estrada poderá contar com a ajuda de uma equipe dentro de todo o território nacional. Os serviços disponibilizados são: Guincho, auxílio em casos de panes, serviço de troca de pneus, chaveiro, transporte emergencial, entre outros suportes.

 

·         Carro reserva – Tendo em sua cobertura o serviço de Carro reserva, caso o seu veículo precise ficar na oficina por motivos de pane elétrica, mecânica ou acidente, será disponibilizado um veículo para você seguir a sua rotina com conforto até o seu carro ser entregue.

 

·         Cobertura de vidros – Já pensou se o vidro do seu carro quebra? Contando com um plano de assistência a vidros é realizado o reparo ou a troca dos vidros por causa acidental ou ato tentativa de roubo e furto e você paga apenas uma porcentagem mínima do valor do orçamento.

 

·         Seguro de terceiros - Em um acidente envolvendo outro veículo, se você for o responsável pela situação terá que indenizar o terceiro. O seguro de terceiros vai cuidar disso para você com coberturas de danos materiais, corporais, morais e estéticos de até R$ 100.000,00

 

·         Rastreador – O rastreador é uma excelente alternativa em casos de tentativa de roubo ou furto, pois através dele você poderá compartilhar sua localização, terá acesso as posições do veículo, percursos diários, alertas de movimentação, bloqueio do veículo e auxílio de uma equipe (pronta resposta) para te auxiliar na busca pelo carro.

 

 

Agora que você conheceu uma alternativa para o aumento do seguro, que tal fazer uma simulação? Clique aqui e aproveite nossas ofertas de lançamento. Planos a partir de R$ 19,90 mensais!

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter

Categorias:

Tags:

Autor:
Natália Vier

Next Post

Próximo Post

Revisar o carro antes de viajar evita transtornos desnecessários

20 de Maio de 2022

Posts relacionados

Por que a venda de carros seminovos está em alta no Brasil?

Natália Vier 16 de Junho de 2021

Principais motivos que levam o seguro auto a ser negado

Caroline Borba 14 de Fevereiro de 2023

4 Motivos para você não dar tranco no carro

Caroline Borba 25 de Abril de 2023