X

Conheça as diferenças entre direção hidráulica e elétrica

Caroline Borba 21 de Novembro de 2022

Conheça as diferenças entre direção hidráulica e elétrica


Entenda como cada uma delas funciona e a praticidade que trazem ao dirigir

 

Quem já esteve ao volante de um automóvel antigo conhece bem o funcionamento de uma direção mecânica e sabe que o motorista que passa o dia dirigindo através de uma, tem o treino das partes superiores do corpo sempre pago. É ou não é verdade?

 

O fato é que atualmente é difícil encontrar um carro com o volante “raiz”, graças ao advento das direções hidráulica e elétrica – mas será que você sabe o que diferencia uma da outra?

 

Que ambas estão aí para facilitar a vida dos motoristas, possibilitando que um veículo seja conduzido com o mínimo de esforço possível, não é novidade para ninguém, porém poucas pessoas conhecem a diferença entre essas duas tecnologias e é exatamente isso que apresentamos através deste post para você.

 

Qual a diferença entre direção elétrica e hidráulica?

 

De modo resumido e de fácil compreensão, podemos dizer que as duas opções funcionam como uma assistência para reduzir o esforço manual no volante.

 

Na prática, isso quer dizer que todas elas possuem um sistema de pinhão e cremalheira, onde na mecânica a força física precisa ser exercida para movimentar os dois componentes de um lado para o outro.

 

Na direção hidráulica é o óleo que direcionado dispensa essa energia, porém em altas velocidades, a tendência é que ela fique cada vez mais pesada.

 

Já na elétrica todo o trabalho fica a cargo de um motor elétrico, o que faz dela uma opção muito mais leve para o condutor.

 

A diferença entre uma e outra, no entanto, não é tão fácil assim de ser percebida na prática.

 

A grande maioria dos condutores só percebe que tipo de direção tem em suas mãos ao ouvir o barulho característico no momento que se chega ao limite do esterço do volante, quando a bomba hidráulica emite um ruído próprio.

 

Quais as vantagens da direção hidráulica?

 

Como o nome já diz, a direção hidráulica opera através de uma bomba hidráulica que facilita a movimentação do volante a partir da circulação do óleo, que dentro do conjunto, passando de uma câmara para a outra, exerce uma força capaz de aliviar o esforço no momento das manobras.

 

Porém é necessário estar sempre atento ao seu nível para que não ocorram vazamentos ou para que eles sejam percebidos logo no surgimento.

 

Quais as vantagens da direção elétrica?

 

Automóveis que possuem volante com assistência elétrica contam com um motor elétrico acoplado a caixa de direção e não uma bomba hidráulica.

 

Característica que faz desta opção a queridinha da população brasileira, por toda praticidade que entrega aos seus proprietários.

 

Entre seus benefícios estão à direção bem mais leve que as demais opções, devido ao seu motor elétrico.

 

Isso porque, quando o veículo é ligado, um sinal para acionar o sistema de condução do carro é ativado.

 

Contudo, é preciso atenção com os sensores, que devem estar sempre limpos para garantir o bom funcionamento.

 

Esperamos que essa leitura te ajude com as dúvidas que sempre surgem na hora de trocar de carro, pois para nós é o uso que você faz das informações que entregamos que contribui para que tudo isso tenha valido a pena.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter


Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Qual a frequência certa para fazer a revisão do seu veículo?

21 de Novembro de 2022

Posts relacionados

De mala pronta: 6 dicas para pegar a estrada com seguranca!

Leticia Souza 30 de Dezembro de 2021

Três dicas para escolher o carro ideal para seu estilo de vida

Natália Vier 16 de Junho de 2021

Como não cair no golpe do falso mecânico

Caroline Borba 09 de Setembro de 2022