X

4 Motivos para você não dar tranco no carro

Caroline Borba 25 de Abril de 2023

4 Motivos para você não dar tranco no carro


Apesar de ser uma prática comum antigamente, empurrar o veículo nos dias atuais pode ser muito prejudicial para a saúde e para o motor do veículo. Confira os motivos neste artigo e veja como lidar com essa situação.

 

A prática de dar tranco em veículos (ou empurrar, como o termo é comumente conhecido) apesar de comum, pode ser muito prejudicial para o veículo.

A necessidade de empurrar o carro pode ser comum em alguns veículos, principalmente nos mais antigos ou nos que já apresentam algum problema. No entanto, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e a qualquer modelo.

Apesar de essa atitude ser corriqueira e bastante conhecida, a prática pode danificar diversos aspectos do veículo, causando até mesmo danos irreversíveis. Com isso, o prejuízo pode ser grande.

Para entender melhor os danos acarretados por dar tranco no carro, montamos uma lista dos possíveis problemas que podem aparecer. Além disso, também trouxemos algumas dicas de como agir quando o veículo tiver algum dano. Continue a leitura para saber mais!

 

Leia também: 3 vantagens da assistência 24 horas que você precisa conhecer

 

Quais os riscos de dar tranco no carro?

Abaixo, confira a lista de problemas que dar tranco no carro pode acarretar.

1 Causa danos ao motor

Se o seu veículo parou de funcionar inesperadamente, as chances de ele ter algum problema no motor são grandes.

Ao empurrar o veículo você está tentando forçar a dar um tranco no motor, o que pode ocasionar em fundição ou com o cabeçote trincado. Em ambos os cenários, os quadros são irreversíveis.

Isso acontece porque o motor não é planejado para trabalhar a partir da ligação forçada, mas, sim, em sintonia com os outros elementos que compõem o veículo.

Com um quadro irreversível no motor, os danos são enormes, e o preço para manutenção pode sair muito caro, comprometendo todo o seu orçamento e até a rotina, uma vez que poderá ficar sem carro por um longo período durante a manutenção ou troca do mesmo.

 

2 Gera sobrecarga

Outra causa bastante comum para o veículo parar de funcionar é a pane elétrica. Ela pode ocorrer, principalmente, por problemas e sobrecarga na bateria.

Ao empurrar o veículo e forçar para que ele pegue no tranco, você está sobrecarregando algo que já se encontra sobrecarregado. Desta maneira, o veículo até pode ligar novamente, mas a possibilidade de ele parar e te deixar na mão novamente, e muito em breve, são altíssimas.

Além disso, ao sobrecarregar demais a bateria é possível que ela estrague por completo, necessitando da troca imediata. Caso você não empurre o veículo e espere ajuda, pode ser que seja necessário apenas uma manutenção na mesma, como receber uma nova carga de energia, sendo bem mais em conta.

 

3 Problemas de combustível

Atualmente, grande parte dos veículos trabalha com injeção eletrônica de combustível. Esse sistema funciona da seguinte maneira: ao virar a chave na ignição, é feita a leitura dos dados imediatamente e é realizada a injeção de combustível.

Quando o veículo para, também para a injeção de combustível. Ao forçar que o veículo ande, é possível causar uma confusão nesse sistema, injetando mais ou menos combustível que o necessário.

Essa confusão e a injeção desregulada podem causar danos no sistema de injeção, gerando também a necessidade de manutenção (que não costuma sair barata).

 

Leia também: Conheça as diferenças entre direção hidráulica e elétrica

 

4 Cria riscos

Além dos riscos que podem ser causados de maneira irreversível para o veículo, também há riscos para o motorista e para as pessoas que estão empurrando o carro.

Esses riscos são gerados pois o veículo não escolhe o local onde vai quebrar, podendo parar em vias muito movimentadas. Neste caso, motoristas desatentos e/ou em alta velocidade podem acabar causando riscos seríssimos.

Neste caso, o melhor a se fazer é sinalizar com pisca-alerta e as devidas placas e aguardar a chegada de profissionais para te ajudar.

 

Leia também: Assistência 24 horas e seguro auto: qual diferença?

 

Como agir quando o carro para de funcionar

Você já entendeu que forçar para dar tranco no carro pode ser muito prejudicial e causar grandes prejuízos. Mas, o que fazer quando o veículo simplesmente para?

Nesses casos, é sempre muito importante contar com uma assistência 24h. Esse serviço irá te garantir diversas vantagens e uma grande segurança em caso de imprevistos.

Isso porque o seguro cobre diversos problemas, como:

- Assistência para pane mecânica, elétrica e seca;

- Troca de pneu;

- Troca de vidros;

- Chaveiro;

- Hospedagem;

- Transporte emergencial;

- Envio da família;

- Limpeza e higienização;

- Guincho;

- Retorno após acidente.

Ao contratar o serviço de assistência 24h você garante proteção para diversas situações, além dos casos de parada inesperadas.

Imagine o cenário: você está em uma viagem a trabalho e seu veículo para no meio da estrada. Com a assistência 24h você está amparado de diversas formas, uma vez que, ao acionar o serviço, você receberá uma equipe de profissionais para verificar, poderá contar com o serviço de guincho se preciso, conseguirá se hospedar próximo a região se for o caso ou receberá auxílio para voltar para a casa.

No quesito custo-benefício, você também sai ganhando. Os prejuízos causados por empurrar o veículo podem ser altíssimos, enquanto ao contratar o serviço de assistência você pode escolher somente os serviços que fazem sentido para você, pagando a partir de R$ 29,90 por mês.

E então, está convencido de que esta é a melhor solução para você? Não deixe para amanhã, acesse agora o site do Delta 24h e conheça os serviços disponíveis para garantir segurança e conforto para você e sua família.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter

Categorias:

Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

8 motivos para investir em rastreamento veicular

25 de Abril de 2023

Posts relacionados

Conheca os carros mais vendidos no Brasil em 2022

Caroline Borba 12 de Julho de 2022

Assistência 24h: 4 motivos para você contratar!

Leticia Souza 04 de Março de 2022

Por que a venda de carros seminovos está em alta no Brasil?

Natália Vier 16 de Junho de 2021