X

Blindagem de veículo: o que há de novo no mercado?

Caroline Borba 14 de Outubro de 2022

Blindagem de veículo: o que há de novo no mercado?


Saiba quais as mudanças dos últimos 15 anos e quem pode ter um carro blindado

 

Como tudo na vida, a blindagem de automóveis também tem seus prós e contras.

 

O preço de trafegar com mais segurança, por exemplo, sempre afetou o bolso do proprietário: o aumento o peso do veículo (podendo chegar a 80 kg a mais) acelera o processo de desgaste da suspensão, dos freios e pneus, gerando mais gastos com manutenção.

 

As tecnologias que chegaram ao setor nos últimos 15 anos, além de reduzirem a carga extra, que no passado era cerca de 3 vezes maior, tornaram não só a proteção balística mais leve, como reduziram os custos com a manutenção do carro.

 

Mesmo assim é preciso atenção ao prazo de garantia: que para alguns fabricantes gira em torno de 3 anos e é fator determinante na eficiência do produto.

 

Para atestar sua qualidade é importante manter as revisões periódicas em dia, seguindo o mesmo cronograma do manual do proprietário do automotor.

 

O que há de novo no mercado?

 

Chamado comercialmente de kevlar, o tecido balístico projetado por brasileiros é a tecnologia 25% mais leve e 35% mais flexível existente no mercado.

 

Produzida com material à prova de balas e resistente às chamas, a proteção é aplicada na chamada parte opaca do veículo, como portas, tetos e porta-malas, complementando a que é empregada nos vidros, que por sua vez são produzidos com material de ponta, capaz de atingir a mais alta qualidade.

 

A blindagem é para todos?

 

Criada para a guerra, a proteção contra disparos de armas de fogo, antes destinada a veículos de luxo, passou a ser vista com outros olhos pelo mercado, tornando-se acessório de segurança também para modelos médios e compactos.

 

Para blindar o carro, no entanto, é necessário solicitar autorização do Exército Brasileiro, através do Comando Logístico da Diretoria Fiscalizadora de Produtos Controlados, o SISCOVAB.

 

Além é claro da realização do serviço por empresa blindadora devidamente autorizada.

 

Tudo isso para evitar que pessoas não idôneas tenham acesso a esse recurso.

 

Grau de proteção

 

No Brasil, a blindagem mais segura disponível a civis é a de nível IV, enquanto chefes de estado, presidentes e empresários que justifiquem a real necessidade contam com a proteção balística nível V. A classificação geral é realizada da seguinte forma:

 

Nível I – protege contra disparos de armas de fogo de baixo calibre, além de utilizar uma proteção de Armura que utiliza como base o Kevlar, tecido resistente e flexível;

 

Nível II – esta classificação garante suporte a armas de fogo de baixo e médio porte, uma vez que utiliza mantas de aramida pela carroceria do veículo;

 

Nível III -A – nesta classificação a proteção é efetiva contra armas de calibres um pouco mais fortes do que o Nível II. Além de fazer uso da tecnologia Udura, que possui em sua base compostos de fibra de carbono, que reduzem em até 50 kg o peso da blindagem, garantindo a qualidade da resistência contra disparos.

 

Quais automóveis possuem blindagem de fábrica?

 

Se a sua dúvida é se dá para comprar veículo blindado direto de fábrica, a resposta é sim, embora sejam poucas as opções do mercado.

 

Land Rover, Volkswagen, Audi e a BMW, que em fevereiro deste ano lançou a Série 3, com opção de blindagem pela montadora, são algumas das marcas a disponibilizar esse recurso no país.

 

Como reconhecer um veículo blindado?

 

Um automotor blindado é revestido internamente com material resistente que tem em sua composição aço e mantas de aramida, possuindo ainda vidros substituídos por proteção de policarbonato de 18 ou 21 cm de espessura.

 

Já na documentação, a identificação da blindagem deve constar o campo de observações destinado ao CRV e CRLV.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter


Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Como não cair no golpe do falso mecânico

14 de Outubro de 2022

Posts relacionados

Revisar o carro antes de viajar evita transtornos desnecessários

Natália Vier 22 de Abril de 2022

Descubra o que mudou com a nova lei do insulfilm e como usar a película

Caroline Borba 21 de Novembro de 2022

Transporte de pets no carro. O que diz a lei

Natália Vier 16 de Junho de 2021