X

Principais motivos que levam o seguro auto a ser negado

Caroline Borba 14 de Fevereiro de 2023

Principais motivos que levam o seguro auto a ser negado


Entenda porquê o seguro auto pode ser negado, o que fazer nesta situação e como evitar a recusa.

Se você tem um veículo, sabe que todos os cuidados são poucos para manter a segurança dele. Por isso, muitos contam com seguro para seus veículos, entretanto, o seguro auto negado pode acontecer e você fica na mão.

Confira aqui quais são os motivos que podem levar seu seguro auto a ser negado, o que fazer caso isso aconteça e quais outras alternativas para ficar protegido.

 

Por que meu seguro foi negado?

O seguro auto pode ser negado por diversos motivos, por isso ficar ligado em todos é essencial para não passar por situações ruins. Conheça as principais razões:

1 - Dados errados no perfil

Ao fazer o seguro é importante ter certeza de todas as informações, já que se estiverem erradas ou forem propositalmente diferentes a fim de conseguir descontos, o seguro pode ser negado.

2 - Utilização do carro por terceiros

Sabemos que, ao fazer um seguro auto, é preciso incluir todos os motoristas que irão dirigir o carro, pois, caso ocorra algo, se a pessoa que estava dirigindo não constar na apólice, o seguro também pode ser negado.

3 - Alterar informações de risco

Alterar CEP de pernoite, trajeto ao trabalho, entre outros, sem avisar a seguradora do ocorrido, pode gerar a negação do seguro.

4 - Dirigir sob substâncias

Obviamente, um motorista não deveria estar sob efeito de nenhuma substância, como álcool, durante o serviço. Porém, caso esteja e cause um acidente, o seguro será negado.

5 - Agravamento de riscos

Basicamente, diz a respeito ao relaxamento do cuidado com sua frota, como, por exemplo, deixar o veículo aberto, estacionar em local perigoso, entre outros. A seguradora pode identificar isso e negar o seguro.

6 - Mudanças no veículo

Quaisquer tipos de alteração no modelo, que mudem o que veio de fábrica, poderá acarretar negação do seguro, uma vez que esta mudança poderá ter contribuído para o que quer que tenha ocorrido.

7 - Veículos antigos

Geralmente, veículos com mais de 15 anos podem ser negados no seguro. Como são mais antigos, podem apresentar mais problemas do que os mais novos.

8 – Vistoria

Veículos que não foram aprovados na vistoria dificilmente conseguirão a aptidão para ter um seguro.

9 - Veículos com pendências no Detran

Sabemos que imprevistos acontecem, e nem sempre é possível resolver tudo de prontidão. No entanto, um veículo com pendências no Detran, como multas não pagas e IPVA atrasado, pode ser negado no seguro.

Estes são alguns dos motivos que podem levar ao seguro auto negado, entretanto, é bem simples de entender que o mínimo de atenção e regularidade em sua frota garantirá que seu seguro não seja negado, e que a proteção que você precisa será garantida.

Porém, caso algo aconteça, e seu seguro seja negado, é importante entender como proceder!

 

Seguro auto negado: o que fazer?

Se o seu seguro auto foi negado, é necessário manter a calma. Caso após 30 dias da comunicação de sinistro o seguro não se manifestar, você pode tentar recorrer à negação.

Entretanto, antes de procurar por seus direitos, é importante revisar tudo que foi previsto em sua apólice e entender o ocorrido, para ter certeza de que, realmente, o seguro ter sido negado foi um erro.

Seguradoras podem julgar errado certas situações, sendo assim, é previsto que investigações devam ocorrer para comprovar o que de fato aconteceu, ou seja, um ultimato sem investigação é errado.

Desta forma, para recorrer nestes casos, geralmente, é preciso ir à Justiça, para que as devidas análises sejam feitas e que um veredito justo seja tomado.

 

Opção ao seguro auto

Com certeza, as burocracias por trás das seguradoras não estão erradas, já que muitas pessoas agem de má-fé. Contudo, equívocos podem acontecer e você pode ficar na mão, mesmo estando certo.

Sendo assim, existem alternativas ao seguro automotivo que podem garantir a segurança de sua frota, mas sem as dores de cabeça de um seguro. A opção mais conhecida é a assistência 24h para veículos.

Já existem muitas empresas no mercado que oferecem este tipo de serviço. Além de menos burocrático, ele é mais econômico e oferece proteção em tempo integral.

 

Diferença entre seguro e assistência 24h

Seguro

O seguro paga pela perda do segurado, ou seja, ele entrará em ação apenas em determinadas situações prevista na apólice. Estando, também, sujeito a horários que podem não cobrir as 24 horas de um dia.

Assistência 24h

Diferentemente do seguro, a assistência 24h para veículo estará ali para te ajudar a qualquer hora de seu dia, independente de qual seja a situação.

Acredito que ficou fácil de compreender a diferença entre eles e perceber que a assistência 24 horas pode ser a melhor opção, uma vez que você estará 100% assistido.

 

Como migrar do seguro para a assistência?

Como todo serviço, você deve informar a empresa que deseja o cancelamento. Neste caso, você deve entrar em contato com sua seguradora e ver como será este processo.

Geralmente, será feito a solicitação de um endosso de cancelamento, sendo um documento em que consta todas as informações sobre o segurado e sobre o cancelamento em questão.

Com certeza, também serão pedidos alguns documentos, e é importante também procurar saber se, ao solicitar o cancelamento, não haverá alguma multa. Nesse caso, o mais indicado é solicitar o fim do serviço na data de renovação do mesmo.

 

Qual assistência 24h para veículo devo escolher?

Agora que você já sabe tudo isso sobre seguro negado, diferença entre seguro e assistência e como migrar de um para o outro, é hora de partir para a ação e escolher a assistência perfeita para seu veículo!

A assistência 24h para veículo da Delta Global é uma das mais famosas e indicadas da América Latina. Com seus diversos produtos, como o Delta Fleet (gestão de frotas), a Delta Global oferece excelência e tradição.

Por isso, cliente do Delta 24h, a assistência 24h para veículos levesda Delta, está assistido a todo momento, contando com profissionais capacitados e a postos para te ajudar não importa o que aconteça!

Clique aqui e garanta já o melhor serviço de assistência 24h da América Latina para veículos leves!

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter



Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Rastreador veicular: conheca 8 benefícios

14 de Fevereiro de 2023

Posts relacionados

Qual a distância mínima entre um veículo e outro nas estradas?

Caroline Borba 12 de Agosto de 2022

Conheça as diferenças entre direção hidráulica e elétrica

Caroline Borba 21 de Novembro de 2022

Blindagem de veículo: o que há de novo no mercado?

Caroline Borba 14 de Outubro de 2022